REPENSAR A DIALÉTICA DO SENHOR E DO ESCRAVO NA PERSPECTIVA DE GÊNERO

V. 3 N. 6 (2006): Verão de 2006 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Marly Carvalho Soares

Resumo:

A perspectiva de gênero é imprescindível neste tempo de mudança de época. Não se trata apenas de uma temática, mas constitui um novo paradigma antropológico, social, cultural e teológico. Relações novas não serão construídas sem a desconstrução da cosmovisão patriarcal e androcêntrica. Partindo desta constatação terei a ousadia de fazer uma reflexão sobre “a dialética do senhor e do escravo” que encena uma cultura de poder e reconhecimento tal como é apresentada na obra Fenomenologia do espírito de Hegel personificando-a na relação: homem e mulher. Porque até hoje, o alcance desta diferença foi ocultado. Seja pela supremacia de um dos sexos, no caso o masculino, seja porque a luta pela igualdade prevaleceu sobre a questão da diferença, confundindo diferença com desigualdade e identidade com igualdade.

Abstract:

 

A gender perspective is absolutely necessary nowadays not only as a discussiontheme but as a new anthropological, social, cultural and theological paradigm.New relations won’t be built without a prior deconstruction of the patriarchal andanthropocentric point of view.Taking from that I’ll have the courage to reflect onthe “lord and slave dialectics ’’ existent on a culture of power and knowledge as it isshown on Hegel’s book “Phenomenology of Spirit” by impersonating the man X womanrelation. Until this day the reach of this difference has been hidden in name of onegender supremacy, maybe because the quest for equality has overcame the questionof difference, confusing it with inequality and identity.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5761

Palavras-Chave: Gênero. Poder. Homem. Mulher. Igualdade.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.