ASPECTS OF WITTGENSTEIN?S CRITIQUE OF AUGUSTINE

V. 3 N. 5 (2006): Inverno de 2006 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Rodrigo Jungmann de Castro

Resumo:

Neste trabalho começo por ressaltar os principais aspectos da crítica de Wittgenstein à visão agostiniana da linguagem como apresentado nas primeiras seções do “Philosophical Investigations”. Segue-se então uma pesquisa da relação entre a crítica de Wittgenstein a Agostinho e os temas mais tarde desenvolvidos nas “Philosophical Investigations”, tais como a semelhança de noção de família e considerações sobre seguir regras. Minha tese é que a discussão de Wittgenstein sobre Agostinho em ampla escala antecipa e se anexa à sua rejeição ao Essencialismo na metafísica e do Mentalismo na teoria do sentido.

Abstract:

In this paper I start by surve ying the main strands of Wittgenstein ?s critiqueof the Augustinian view of language as presented in the early sections ofthe Philosophical Investigations. This is followed by an inquiry into the relationbetween Wittgenstein ?s critique of A ugustine and themes developed morefully later in the Philosophical Investigations, such as the notion of familyresemblances and the rule-following considerations. My contention is thatWittgenstein ?s discussion of A ugustine to a large extent anticipates andcoheres in interesting ways with his rejection of essentialism in metaphysicsand of mentalism in the theory of meaning.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5719

Palavras-Chave: Crítica de Wittgenstein a Agostinho. Relação nominal.Definição ostensiva. Semelhanças familiares. Seguir regras.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.