O PROJETO DA CRÍTICA DA RAZÃO PURA E A IMPOSSIBILIDADE DA ONTOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA

V. 3 N. 5 (2006): Inverno de 2006 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: REGENALDO DA COSTA

Resumo:

Conforme a Crítica da Razão Pura de Kant, o conhecimento humano é mediado pela subjetividade transcendental e, por conta dessa mediação, tem como limite o campo dos fenômenos, não podendo, pois, conhecer a essência das coisas. Assim sendo, é impossível a ontologia enquanto ciência e, por conseqüência, querer fazer ontologia como ciência é ignorar os limites do conhecimento humano.

Abstract:

 

According to Kant’s Critique of Pure Reason, human knowledge ismediated by transcendental subjectivity and, due to that mediation,has as a limit the field of phenomena, not being able, thus, toknow the essence of things.Therefore, ontology is impossible asscience and, consequently, to work with ontology as science is toignore the limits of human knowledge

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5713

Palavras-Chave: Filosofia transcendental. Sujeito transcendental.Conhecimento. Ciência. Ontologia.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.