SÊNECA E SCHOPENHAUER: A ARTE DE SER FELIZ

V. 3 N. 5 (2006): Inverno de 2006 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Cicero Cunha Bezerra

Resumo:

Schopenhauer afirma, em uma das suas 50 regras copiladas sob o título de Die Kunst Glücklich zu Sein (A arte de ser feliz) que, por ser a vida, precisamente, um vale de lágrimas, o homem necessita de ferramentas ou regras capazes de evitar as penas e os golpes do destino. Este artigo tem como finalidade, estabelecer um paralelo entre a obra senequiana de De Vita Beata e o pensamento schopenhaueriano. Busco demonstrar a completa afinidade entre ambos pensadores no que concerne à compreensão da Filosofia como terapêutica ou como consolação. Neste sentido, defendo que, apesar do seu tom pessimista, a Filosofia, para ambos pensadores, é uma necessidade, não somente teórica, mas prática que se define a partir de uma forma de vida, ou melhor dito, como uma sabedoria para a vida.

Abstract:

Schopenhauer stated in one of his fifty principles organized under thetitle ofDie Kunst Glücklich zu Sein (The Art of Being Happy) that by thefact that life is precisely a valley of cries, man needs some instrumentsor principles able to prevent from the sufferings and the surprises orchallenges of destiny.This article has the objective of establishing aparallelism between the Senequian work De Uita Beata and theschopenhauerian thought. I seek to prove a complete affinity betweenthe two thinkers in the aspect of a comprehension of Philosophy astherapeutics or as consolation. In this sense, I defend that although theirpessimist attitude, Philosophy, for all of them, is a not only a theoreticalnecessity, but also a practical one that is defined from a way of life, orsimply as a knowledge for life.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5712

Palavras-Chave: Sêneca. Schopenhauer. Estoicismo. Pessimismo.Sabedoria.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.