A psyché na filosofia antiga

V. 2 N. 3 (2005): Inverno de 2005 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Jan Gerard Joseph ter Reege

Resumo:

Pretende-se oferecer neste estudo uma visão sobre uma das questões mais intrigantes da Filosofia: o que é a alma, analisando as concepções dos diferentes filósofos da Filosofia Antiga Grega. Em razão de sua importância e influência na filosofia ocidental, e também por causa de sua visão mais completa, será dada uma atenção especial às opiniões de Platão e Aristóteles.

Abstract:

The goal of this paper is to study the conceptions and ideasabout the soul in the Ancient Greek Philosophy, analyzingthe conceptions of the various philosophers. Because of theirimportance and influence in Western Philosophy, and alsobecause of their more complete vision, Plato and Aristotlereceive special attention.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5665

Palavras-Chave: Alma. Movimento. Inteligência.Conhecimento. Morte. Imortalidade.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.