O essencialismo de Leibniz e suas implicações metafísicas

V. 2 N. 3 (2005): Inverno de 2005 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: José Maria Arruda

Resumo:

Este artigo discute a concepção leibniziana da “notio completa individualis”, segundo a qual todos os predicados atribuídos a um indivíduo constituem sua natureza de forma essencial. O Essencialismo leibniziano é de caráter estritamente lógico e resulta em um universo completamente determinado; mesmo assim Leibniz defende que ele é compatível com noções pré-analíticas de liberdade e responsabilidade moral.

Abstract:

This paper investigates the leibnizian conception of “notiocompleta individualis” and his thesis that all attributes of anindividual substance are essential attributes. Leibniz’Essentialism has a logical basis and entails an image of theuniverse as a completely determinate totality. He argues,however, that essentialism is compatible with our pre-philosophical ideas about freedom and moral responsibility.The guiding interests isn’t historical, but systematical, that is:to discuss metaphysical questions surrounding essentialism.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5664

Palavras-Chave: Metafísica Modal. Essencialismo.Compatibilismo. Leibniz.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.