Imagem onírica e imagem dialética em Walter Benjamin

V. 1 N. 2 (2004): Verão de 2004 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: João Emiliano Fortaleza de Aquino

Resumo:

O presente estudo articula a concepção crítica da modernidade esboçada por W. Benjamin em suas anotações preparatórias ao projeto das passagens (Passagen-Werk), em que pensa a relação entre esta crítica teórica da sociedade produtora de mercadorias e a teoria crítica do conhecimento histórico. Nesta relação, a interpenetração entre o antigo e o moderno assume a dupla face de uma pertença mútua do Novo e do Sempre-Igual e de uma reunião do Sido com o Agora.

Abstract:

The present study articulates the critical conception ofmodernity delineated by Walter Benjamin in his preparatorynotes for the arcades project (Passagen-Werk) in which hethinks over the relationship between this theoretical criticismof the commodity-producing society and the theoreticalcriticism of the historical knowledge. In this relationship,the interpenetration between the antique and the modernassumes a double face of a mutual belonging of the Newand of the Ever the Same, together with a reunion of theThen and the Now.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5633

Palavras-Chave: Walter Benjamin, teoria crítica,história, imagem onírica, imagem dialética.

Kalagatos - Philosophical Journal

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