O drama da alegoria no século XVII

V. 1 N. 2 (2004): Verão de 2004 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Tereza de Castro Callado

Resumo:

A perda do ethos representada na idéia do Trauerspiel caracteriza, no pensamento de Walter Benjamin, a facies hippocratica da História. Esse conceito de physis do século XVII, é interpretado, como a pré-história do processo de transformação da cultura em barbárie no seu estágio tecnicista. O fenômeno da estagnação conceitual em que o saber é posse (Haben) repercute no estado de indefinição e melancolia. A rememoração (Eingedeken) nas imagens do pensamento (Denkbilder) reage atualizando a tradição, para reconciliar o belo com a verdade e instaurar o desfecho messiânico.

Abstract:

The loss of ethos represented in the idea of Trauerspiecharacterizes in the thought of Walter Benjamin the facieshippocratica of history. This definition of physis of the XVIIcentury is interpreted as the pre-history of the process of transformation of culture into barbary in its technical stage.The phenomenon of conceptual stagnation in whichknowledge is possession (Haben) reflects in the state ofvague stance and melancholy.The remembrance(Eingedeken) in the images of thought (Denkbilder) reactsupdating tradition, to reconciliate the beautiful with truthand to establish the messianic ending.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5636

Palavras-Chave: Walter Benjamin, história, séculoXVII, cultura, estagnação conceitual, pensamento, facieshippocratica, Trauerspiel, política, obras-de-arte, ethoshistórico, imagens-do-pensamento, memória.

Kalagatos - Philosophical Journal

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