Linguagem e ficção: um ensaio sobre Michel Foucault

V. 1 N. 1 (2004): Inverno 2004 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Antonio Basílio Novaes Thomaz de Menezes

Resumo:

A ficção como tema deste ensaio compreende as fronteiras estabelecidas entre filosofia e literatura no horizonte comum da experimentação do pensamento enquanto tal. A abordagem deste tema traduz os desdobramentos de uma hipótese levantada por Raymond Bellour em torno de um aspecto da construção do pensamento de Foucault. Isto é, a ficção enquanto uma forma legítima de pensamento, a qual se constitui no plano da experiência das palavras e do vazio da linguagem e aqui se revela como esboço de uma experimentação histórica. Notória é a declaração de Foucault de que ele não faz “outra coisa senão ficções”.

Abstract:

Fiction as the theme of this article comprehends the bordersestablished between philosophy and literature in thecommon horizon of experimentation of thought as such.The approach of this theme translates the unfolding of ahypothesis done by Raymond Bellour around an aspect of Foucault’s construction of thought. That is, fiction asa legitimate form of thought, which we constitute in theplan of the experience of words and of the emptiness ofthe language and here reveals as a sketch of a historicalexperimentation. Notorious is Foucault’s declaration thathe does not do “anything else but fictions”.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5617

Palavras-Chave: Foucault; obra; linguagem; ficção.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.