Sobre a Poética da violência - de Frantz Fanon a Glauber Rocha

V. 17 N. 2 (2020): Verão de 2020 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: André Brayner de Farias

Resumo:

A polêmica que envolve a obra de Frantz Fanon tem relação direta com a defesa aberta e enfática que o psiquiatra e ativista político martinicano faz da violência como método de politização no processo histórico da guerra de libertação colonial. Mas esse é apenas o primeiro nível de uma questão filosófica que não se pode mais adiar no debate contemporâneo, a respeito da implicação direta de teorias e práticas políticas na produção sistemática da violência como forma de governo. No Brasil, uma das primeiras reações à obra Os condenados da terravem de Glauber Rocha, em seu texto-manifesto Eztetyka da fome. Neste ensaio abordo a relação entre Glauber e Fanon, explorando a variação de significados que suporta a apropriação política da violência e enfatizando o aspecto estético da questão. O Cinema Novo seria um modo possível da inflexão brasileira de Frantz Fanon.

Abstract:

The controversy surrounding Frantz Fanon work is directly related to the open and emphatic defense that the martinian psychiatrist and political activist makes of violence as a method of politicization in the historical process of the colonial liberation war. But this is only the first level of a philosophical question that can no longer be postponed in the contemporary debate, regarding the direct implication of political theories and practices in the systematic production of violence as a form of government. In Brazil, one of the first reactions to the work The Whetched of the Earth comes from Glauber Rocha, in his manifesto Eztetyka of hunger. In this essay I approach the relationship between Glauber and Fanon, exploring the variation of meanings that support the political appropriation of violence and emphasizing the aesthetics aspecto f the issue. Cinema Novo would be a possible way of Frantz Fanon’s brazilian inflection.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7106/6062

Palavras-Chave: Violência; Guerra de libertação; Eztetyka da fome; Anticolonialismo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.