Apresentação

V.18 N.1 (2021): Inverno de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Vicente Brazil

Resumo:

Com a retomada das atividades do Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia da Universidade Estadual do Ceará – CMAF/UECE no ano de 2020, a Revista de Filosofia Kalagatos, tradicional revista acadêmica associada a rica atividade filosófica deste programa de pós-graduação há quase vinte anos, também voltou a publicar seus volumes com um especial conjunto de contribuições que momentaneamente havia ficado represado.

É com a satisfação daqueles que têm seus sonhos e inquietações renovados, que todos nós – comunidade ueceana em toda sua riqueza e multiplicidade; a obstinada e dedicada equipe editorial da Kalagatos; docentes e discentes do CMAF que vivem toda a potência entusiasmática de defender e fazer ciência em tempos de obscurantismo; e todos os demais atores promotores de vivências filosóficas no Ceará – apresentamos este novo número de inverno da Kalagatos. E para nós nordestinos, existências sertanejas, tudo o que brota no inverno é belo e prazenteiro.

A presente edição da Revista de Filosofia Kalagatos traz 12 contribuições inéditas – dez artigos, uma tradução e uma resenha. A riqueza conteudal desta publicação expressa-se pluralidade de origens e percursos de seus autores, pois estes são provenientes de dois países, oito estados, doze cidades diferentes. Este fator também revela o compromisso da Kalagatos com uma ampliação do público leitor e de uma introdução ao processo de internacionalização das pesquisas.

O primeiro artigo apresentado é da autoria do Professor Dr Magnus Dagios na qual este discute as considerações de Alasdair MacIntyre sobre as limitações da contemporaneidade em encarar as aporias éticas de uma sociedade que levou ao extremo a empresa subjetivista da Modernidade.

O doutorando João Marcelo Silva da Rocha discute o binômio percepção / consciência percebente na Fenomenologia do Espíritode Hegel, destacando aquela como intermedium para o estabelecimento do entendimento, que não pode ser ingenuamente identificado com a percepção, mas lhe é fundamentalmente dependente.

A terceira colaboração deste número da Revista de Filosofia Kalagatos, Zengotita da Universidade de Buenos Aires oferece-nos um riquíssimo debate sobre os impactos epistemológicos de um diálogo entre Nietzsche e Freud a partir do uso do conceito freudiano de Nachträglichkeit e do apagamento da noção de Übermensch para além do Zaratustra nietzschiano.

O quarto artigo é do doutorando José Ailton Carlos Lima Correia, nela, CORREIRA (2021) explora o uso benjaminiano da temática da história a partir da leitura da teologia na literatura de Franz Kafka. Toda essa empresa filosófico-literária tem como imagem analógica a “Anedota de Chuvalkin”.

Em Aufklärung em Kant e Olhares de Adorno e Horkheimer, e Foucault, a pesquisadora Daiana Costa lança-se no intrincado desafio de tentar articular um mesmo conceito – a Aufklärung – no pensamento de quatro autores fundamentais para a tradição filosófica. Para a autora, cada pensador, com suas lentes específicas, encara as formas de conhecer.

O sexto artigo deste número de inverno da Revista de Filosofia Kalagatos traz o texto do Leandro Lelis Matos no qual o jovem Doutor enfrenta o desafio de abordar o polifônico conceito de Repetição no pensamento de Giles Deleuze, mais especificamente sua vinculação com a arte. Propondo uma subversão da ordem convencional das formas de conhecer, LELIS MATOS (2021) como leitor de Deleuze propõe a arte como estratégia viável para fruição do mundo.

A contribuição seguinte é de Everton Marcos Grison, nela o investigador paranaense traz uma atualíssima pesquisa na qual este problematiza a ideia de Bildung tendo como ponto de partida as reflexões propostas por Theodor Adorno e a possibilidade de uma leitura que conecte a formação educacional contemporânea na atual ambiência pandêmica.

O Professor Doutor José Aldo Camurça de Araújo Neto, diretamente do sertão pernambucano, proporciona-nos uma leitura seminal a partir da tensão entre dois conceitos centrais da filosofia política contemporânea: a reificação e o reconhecimento. Elegendo como aporte teórico de seu texto a filosofia honnethiana, ARAÚJO NETO (2021) demonstra as incontornáveis consequências da reificação para a sociabilidade contemporânea. 

A participação da promissora pesquisadora Mariana Marujo Velloso e do Professor Doutor Daniel Arruda Nascimento traz à Kalagatos um debate interdisciplinar sobre os impactos – na perspectiva da autora e do coautor, perigosos – da influência das grandes empresas de comunicação sobre o fluxo do justo processo legal na sociedade brasileira. Assistimos, segundo defende o artigo, uma virada punitivista no Direito brasileiro, cujo fundamento não é uma releitura constitucional, mas apenas uma reação às pressões políticas dos conglomerados midiáticos.

Num gingado filosófico belíssimo, o Professor Titular da UFS Cícero Cunha Bezerra, introduz-nos a uma reflexão sobre a musicalidade e fortuna literária do artista brasileiro Paulo César Pinheiro, tudo mediado pela imagem do movimento dialético da capoeira. Apresentando ao público não-capoeirista a figura do lendário “Besouro Mangangá”, BEZERRA (2021) problematiza toda uma perspectiva da tradição da ancestralidade afrodiaspórica brasileira.

Por fim, o coletivo de pesquisadores liderado pelo caríssimo Professor Doutor Gabriel Kafure da Rocha, publica a tradução inédita em língua portuguesa das Causeriesde Gaston Bachelard. Essas Conversações originalmente são registros radiofônicos de cursos promovidos pelo filósofo na Radio France entre 1952 e 1954 que foram publicadas na obra La Poetica della Materia.

A equipe editorial da Kalagatos registra a imensa gratidão a todas e todos parceristas ad hoc, e conta com a generosidade acadêmica de nossas leitoras e leitores para compartilhar este volume, discutir os artigos aqui publicados e sentirem-se motivadas a submeterem suas respostas, reações e/ou novas colaborações para números futuros.

Uma excelente leitura,

Vicente Thiago Freire Brazil, CMAF/UECE.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7290/6154

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.