A Coisa e as contradições do perceber: Acerca da figura da consciência percebente na Fenomenologia do Espírito de Hegel.

V.18 N.1 (2021): Inverno de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: João Marcelo Silva da Rocha

Resumo:

O presente trabalho objetiva apresentar a exposição hegeliana da percepção conforme caracterizada no segundo capítulo da Fenomenologia do Espírito. Para tanto, seguindo a estrutura e desenvolvimento do próprio texto, introdutoriamente, há uma breve análise da passagem da certeza sensível à percepção; em seguida, delinea-se a caracterização hegeliana da coisa enquanto objeto a ser apreendido verdadeiramente pela percepção e o processo de experiências da consciência na tentativa de apreensão da verdade da coisa e as contradições inerentes a tal processo. Derradeiramente, demonstra-se como o reconhecimento das insuficiências manifestadas impulsiona a mudança para uma figura de consciência mais complexa, nomeadamente, o entendimento.

Abstract:

This paper aims to present the Hegelian exposure of the perception as it is featured in the second chapter of the Phenomenology of Spirit. To do so, following the structure and the development of the actual text, for introductory purposes, there is a brief analysis of the passage of sense-certainty to perception to, then, outline the Hegelian characterization of the thing as an object to be truly grasped by perception and the process of the experiences of consciousness in the attempt to grasp the truth of the thing and the contradictions inherent to it. Finally, it is shown how recognition of the manifested shortcomings drives the change to a more complex shape of consciousness, namely, the understanding.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7150/6151

Palavras-Chave: Hegel; Fenomenologia do Espírito; Consciência; Percepção, Coisa.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.