A Razão na posição de ?Lobo em Pele de Cordeiro? formação (Bildung), dialética e filosofia a partir de Theodor Adorno.

V.18 N.1 (2021): Inverno de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Everton Marcos Grison

Resumo:

O presente artigo parte de uma investigação inspirada no pensamento de Theodor Adorno, para pensar o conceito de Formação (Bildung), em conexão com sua discussão sobre a filosofia e a dialética negativa. A conexão desses três fatores fornece substrato reflexivo para criticarmos a racionalidade moderna, ao mesmo tempo que buscamos alternativas para o quadro de morticínio, que marcou o século XX e continua a delinear nossas existências na atualidade, principalmente com os resultados de infectados e mortos, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Abstract:

This article starts from an investigation inspired by the thought of Theodor Adorno, to think about the concept of Formation (Bildung), in connection with his discussion on philosophy and negative dialectics. The connection of these three factors provides a reflective substrate for us to criticize modern rationality, while we seek alternatives to the scenario of slaughter, which marked the 20th century and continues to delineate our existence today, mainly with the results of the infected and the dead, in resulting from the Covid-19 pandemic.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7144/6142

Palavras-Chave: Formação, Dialética, Filosofia, Razão.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.