A Rádio Benja e os podcasts

V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Felipe Gonçalves Pinto; Marcelo Senna Guimarães

Resumo:

O objetivo deste artigo é analisar ensaios de Walter Benjamin sobre o rádio, bem como parte de suas experiências radiofônicas no final da década de 1920 e início da década de 1930. Em relação com essa análise, considera-se o contexto atual de produção de podcasts voltados para o campo educacional, em especial para a divulgação de saberes e práticas filosóficas no Brasil. A partir da relação entre esses dois campos, são propostas algumas sugestões e provocações para a produção de podcasts relacionados ao campo do ensino de filosofia.

Abstract:

The aim of this article is to analyze Walter Benjamin’s essays on radio, as well as part of his radio experiences in the late 1920s and early 1930s. In relation to this analysis, the current context of production of podcasts in considered, aimed at the educational field and in particular for the dissemination of philosophical knowledge and practices in Brazil. Based on the relationship between these two fields, some suggestions and provocations are proposed for the production of podcasts related to the field of philosophy teaching.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7188/6223

Palavras-Chave: ensino de filosofia, produto educacional, rádio, podcast, Walter Benjamin.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.