A Intervenção como prática constitutiva do PROF-FILO

V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Eduardo Salles de Oliveira Barra; Marcelo Martins Barreira

Resumo:

O artigo tem como objeto o Mestrado Profissional em Filosofia, em especial quanto à exigência de que as dissertações versem sobre uma intervenção realizada no contexto escolar. Discute-se o sentido dessa exigência sob o ponto de vista da orientação para a realização da intervenção e de seus nexos semânticos com outras exigências, tais como o desenvolvimento de um processo e a valorização da autoria. A intervenção no contexto escolar durante a suspensão do ensino presencial, como no contexto de pandemia, é uma preocupação subsidiária deste artigo, pois há alternativas compatíveis com a inventividade e intencionalidade do tipo de intervenção requisitada pelo programa.

Abstract:

The object of the article is the Professional Master's Degree in Philosophy, regarding the requirement that the dissertations deal with an intervention carried out in the school context. The meaning of this requirement is discussed from the point of view of the orientation to carry out the intervention and its semantic connections with other requirements, such as the development of a process and the appreciation of authorship. Intervention in the school context during the suspension of face-to-face teaching, as in the context of a pandemic, is a subsidiary concern of this article, as there are compatible alternatives with the inventiveness and intentionality of the type of intervention required by the program.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7194/6228

Palavras-Chave: Mestrado profissional, ensino de filosofia, formação de professores, orientação.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

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