Da obliteração aos vestígios de vida: uma análise das possibilidades para o Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC/EM (2018)

V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Jonathan Dalla Vechia Bugs; Elisete Medianeira Tomazetti

Resumo:

O presente artigo analisa as proposições da área Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA) da BNCC/2018 que podem servir de base para pensar o Ensino da Filosofia no contexto do novo ensino médio. Para tanto, opera-se dois movimentos: (1) o traçado de um breve panorama do que estava sendo construído para o Ensino da Filosofia nas versões que constituíram o processo de elaboração da BNCC/EM, contrastando com o que de fato se consolidou no documento; (2) apresentação da análise da especificidade da Filosofia a partir do que a BNCC/EM apresenta na área das CHSA. Destacamos que, apesar do documento ter diluído os componentes curriculares na perspectiva das áreas do conhecimento, há elementos que podem ser tomados na (re)construção de um espaço de Ensino para a Filosofia, sobretudo a partir de uma leitura minuciosa das categorias e habilidades especificas da área em questão.

Abstract:

The present article analyzes the proposals of the Human Social Applied Science (CHSA) of BNCC/2018 that may serve as base to think the Philosophy Teaching in the new Highschool context. For this purpose, two movements are operated: (1) the tracing of a brief panorama of what has been built to the Philosophy Teaching in the versions that constitute the process of elaboration of BNCC/EM, in contrast to what has actually been consolidated in the document, (2) presentation of the analysis of the Philosophy specificity throughout what the BNCC/EM present in the CHS area. However, we highlight that, although the document has diluted the curricular components in the perspective of the knowledge areas, there are elements that may been taken in the reconstruction of Philosophy Teaching space, mainly throughout a thorough reading of the categories and specific abilities in the area in question.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7348/6236

Palavras-Chave: Ensino da Filosofia, Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, Lei 13.415/2017.

Kalagatos - Philosophical Journal

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