Um Documentário e aprendizagem significativa da Filosofia

V.19 N. 1 (2022): Inverno de 2022 - Publicação Contínua • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Maria de Jesus Barros; Roberto Antônio Penedo do Amaral

Resumo:

Um dos grandes e constantes desafios de um educador é ensinar de uma forma que desperte e fascine seus educandos. E é por isso que neste artigo é proposto utilizar o cine-documentário Sociedade do Espetáculode Guy Debord (1931-1994), como ferramenta pedagógica para ministrar aula de ensino da Filosofia, tendo como objetivo alcançar uma aprendizagem significativa. O trabalho parte da criação de um documentário que tem como foco despertar a curiosidade dos estudantes no sentido de levá-los ao pensamento reflexivo e crítico, a partir de representações cinematográficas. Neste contexto, será problematizada a sociedade por meio de imagens em diferentes contextos, colocando em relevo os aspectos da espetacularização, do consumo contemporâneo e da alienação.

Abstract:

One of the great and constant challenges of an educator will be to teach in a way that awakens and fascinates their students. And that is why it was proposed to use the cine-documentary, Society of the Spectacle by Guy Debord (Paris, December 28, 1931-November 30, 1994), as a pedagogical tool to teach Philosophy Teaching classes, with the objective of learning significant. The work will start with the creation of a documentary that focuses on awakening students' curiosity to lead them to reflective and critical thinking from cinematographic representations. In this context, we will work on the society mediated by images and its different contexts, fragmenting aspects of spectacularization, contemporary consumption and alienation.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7009/6777

Palavras-Chave: Cine-documentário, espetáculo, aprendizagem significativa.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.