bell hooks: pedagogia engajada, pensamento crítico e prática da liberdade

V.19 N. 1 (2022): Inverno de 2022 - Publicação Contínua • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Cristiane Marinho

Resumo:

O presente artigo apresentará um recorte do pensamento de bell hooks, tendo como fonte um dos livros de sua trilogia pedagógica, Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. O objetivo é situar seu envolvimento com o ensino enquanto criança crescida na sociedade segregacionista dos Estados Unidos e, já adulta, nas faculdades para brancos e, também, como esse envolvimento a sensibilizou e a fez compreender o poder do conhecimento e a levou à escolha de uma educação para a prática da liberdade. A partir desse contexto, serão caracterizadas suas principais propostas para um ensino crítico: pensamento crítico, pedagogia engajada, sabedoria prática, enfatizando também seu contraste com a educação neoliberal.

Abstract:

This article will present an excerpt of bell hooks' thinking, having as source one of the books of hispedagogical trilogy, Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. The objective is to situate her involvement with teaching as a child growing up in the segregationist society of the United States and, as an adult, in colleges for whites and, also, how this involvement sensitized her and made her understand the power of knowledge and led her to choose an education for the practice of freedom. From this context, its main proposals for critical teaching will be characterized: critical thinking, engaged pedagogy, practical wisdom, also emphasizing its contrast with neoliberal education.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8245/6908

Palavras-Chave: Pensamento crítico, pedagogia engajada, sabedoria prática, bell hooks, educação libertadora.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.