bell hooks e Elza Soares: A vez e a voz da resistência

V.19 N. 1 (2022): Inverno de 2022 - Publicação Contínua • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Solange Costa

Resumo:

O presente trabalho propõe uma possível intersecção entre o pensamento de bell hooks e a música de Elza Soares a partir de uma perspectiva emancipatória para a educação. O texto se concentra na análise de alguns ensinamentos apresentados por bell na obra Pensamento crítico: sabedoria prática e a música Exu nas escolas de Elza. As duas produções permitem pensar a tarefa docente por um viés transgressor e descolonial, que aproxima a concepção libertadora do ensino à valorização dos saberes ancestrais da cultura negra e latino-americana.

Abstract:

The present paper aims a possible intersection between the thought of bell hooks and the music of Elza Soares from an emancipatory standpoint for education. The text focuses on the analysis of some teachings presented by bell hooks in her Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom and the song Exu Nas Escolas by Elza Soares. The aforementioned productions allow us to think about the teaching task from a transgressive and decolonial perspective, which apposes the liberating concept of teaching to the cherishing of ancestral knowledge of Black and Latin American culture.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8307/6911

Palavras-Chave: bell hooks; Elza Soares; educação; gênero; filosofia.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.