Experiência e Sentido como paradigmas da Educação

V. 19 N. 2 (2022): Verão de 2022 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: André Augusto Maia

Resumo:

O artigo se pergunta e pretende refletir sobre a questão da experiência e do sentido como paradigmas da educação. Pensar sobre o par experiência e sentido como fundamentais para a educação não se resumirá, conforme apresentamos, a um encontro com o saber mediado por determinações que não deixam os estudantes experimentarem o acontecimento e a necessidade de parar algumas vezes nas suas vivências. Procuraremos refletir sobre como a experiência contém um significado fundamental na ação educativa, contribuindo para que o estudante pare, veja e reflita sobre si mesmo e sobre o mundo.

Abstract:

The article asks itself and intends to reflect on the issue of experience and meaning as paradigms of education.Thinking about the pair experience and meaning as fundamental to education will not be summarized, as we present, to an encounter with knowledge mediated by determinations that do not let students experience the event, and the need to stop sometimes in their experiences. We will try to reflect on how the experience contains a fundamental meaning in the educational action, contributing to the student stopping, seeing and reflecting on himself and the world.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8407/6977

Palavras-Chave: Experiência. Sentido. Filosofia. Educação.

Kalagatos - Philosophical Journal

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Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

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