UT PICTURA POESIS, WINCKELMANN E A ALEGORIA

Kriterion v. 60, n. 143 (2019) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Pedro Fernandes Galé

Resumo:

O ensaio busca apresentar como as caracterizações da alegoria, em Winckelmann, ultrapassam a mera tentativa de se compreender um modo de figurar, nos moldes de uma iconologia, configurando uma espécie de metodologia geral para a compreensão da História da arte dos antigos e para a própria apreensão do ideal das artes. Tal possibilidade é dada num ambiente de debates artísticos que antecede a distinção canônico-romântica entre símbolo e alegoria.

Abstract:

This essay aims to show how the central characteristics that Winckelmann gave to the allegory surpass the very range of the modes of figuration and became an original method to understand arts in History and in its ideal. This way of thinking took place in an age that the distinction between allegory and symbol was not canonic and it is very distant from the core of this opposition that became clear in romantic thought.

DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2019n14310pfg

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/ZfJFCJkHHSXw8n9hYXxzPrg/?lang=pt

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.