O CÁLCULO E O RISCO: HEIDEGGER E BECK

Kriterion, v. 61, n. 145 (2020) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Angela Luzia Miranda

Resumo:

O propósito deste artigo é aproximar o significado do pensar calculador de Heidegger e a teoria sobre a sociedade do risco de Beck, considerando suas interpelações com o significado da técnica na modernidade. Porém, mais que tratar das aproximações entre ambos os pensadores, este estudo pretende também demonstrar a importância da filosofia da técnica de Heidegger para pensar o sentido do cálculo do risco e do risco do cálculo na sociedade do risco. Assim, argumenta-se que a teoria do risco de Beck confirma e atualiza o pensamento de Heidegger sobre a técnica moderna, quando se observa que o pensar calculador, que dirige e controla o modo de ser na era do técnico, manifesta-se hoje com toda claridade na sociedade do risco global.

Abstract:

The purpose of this paper is to bring the meaning of Heidegger’s calculative thinking and Beck’s risk society theory closer, as well as their interpellations with the meaning of technique in modernity. Nevertheless, more than dealing with the convergences between both thinkers, this study also intends to demonstrate the importance of Heidegger’s technique philosophy in order to investigate the meaning of risk calculation and of calculation risk in risk society. Therefore, it argues that Beck’s risk theory confirms and updates Heidegger’s thinking on modern technique, as one observes that calculative thinking, which directs and controls the way of being in the age of technicality, clearly manifests itself nowadays, in the global risk society.

DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2020n14504alm

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/7rsZZKQWRw8YxQBp5yJZ5mx/?lang=pt

Palavras-Chave: Heidegger; Pensar Calculador; Beck; Sociedade do Risco; Técnica Moderna

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.