ARE NECESSARY IDENTITIES EVER DISBELIEVED?

Kriterion, v. 61, n. 145 (2020) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Ari Maunu

Resumo:

O objetivo deste artigo é apresentar, por meio de um experimento mental simples envolvendo demonstrativos, uma discrepância entre o que é expresso e o que se acredita (o que contradiz a Teoria da Referência Direta), e considerar algumas consequências disso - principalmente se podemos sustentar, por exemplo, que os antigos nunca acreditaram que Hesperus não é Phosphorus.

Abstract:

The purpose of this paper is to bring out, by means of a simple thought experiment involving demonstratives, a discrepancy between what is expressed and what is believed (which contradicts the Theory of Direct Reference), and to consider some consequences of this - most notably, whether we might hold, for example, that the ancients never believed that Hesperus is not Phosphorus.

ISSN: 1981-5336

DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2020n14505am

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/8P9Rzhj4bPrsHF5gRD3FXSy/?lang=en

Palavras-Chave: identidade necessária; crenças; índices; nomes próprios; Teoria da Referência Direta

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.