A OPINIÃO PÚBLICA NAS DEMOCRACIAS ESPETACULARES CONEXÕES (IM)PERTINENTES DA GOVERNAMENTALIDADE BIOPOLÍTICA DE FOUCAULT E OS DISPOSITIVOS ACLAMATÓRIOS DA SOBERANIA EM AGAMBEN

Kriterion, v. 61, n. 146 (2020) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Castor M.M. Bartolomé Ruiz

Resumo:

O presente ensaio apresenta uma análise crítica das atuais democracias que se esvaziaram do poder deliberativo do demos para se tornarem, cada vez mais, democracias espetaculares. Inicialmente, seguindo os estudos de Foucault, analisam-se as implicações da governamentalidade sobre a democracia, principalmente a partir da emergência da opinião pública como técnica da razão de Estado. Posteriormente, relacionam-se os estudos de Foucault com as teses de Agamben a respeito da burocracia e a hierarquia, a fim de compreendermos como estas pesquisas desembocam no conceito de democracias espetaculares defendido por Agamben.

Abstract:

This essay presents a critical analysis of the current democracies that have emptied themselves of the deliberative power of the demos to become, more and more, spectacular democracies. Initially, following Foucault's studies, we analyze the implications of governmentality on democracy, especially from the emergence of public opinion as a technique of reason of state. Later, Foucault's studies are related to Agamben's theses on bureaucracy and hierarchy, in order to understand how these researches lead to the concept of spectacular democracies defended by Agamben.

DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2020n14602cbr

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/s8bC8GnTGSygFwcbQnnnqVs/?lang=pt

Palavras-Chave: Governamentalidade; opinião pública; razão de Estado; democracias espetaculares; Foucault; Agamben

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.