IMAGINAÇÃO E HORROR. UMA REFLEXÃO A PARTIR DE BACHELARD

Kriterion, v. 61, n. 147 (2020) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Marco Heleno Barreto

Resumo:

O artigo propõe-se a explorar, a partir de uma posição bachelardiana, as relações entre imaginação e horror. Para tanto, examino o campo dos sonhos vividos durante o regime de terror nazista, e em especial o material onírico e a experiência vivida por Jean Cayrol no universo concentracionário, pondo à prova teses fundamentais da concepção bachelardiana acerca da imaginação criadora em sua significação antropológico-existencial.

Abstract:

The paper explores the relations between imagination and horror, from a Bachelardian perspective. The analysis draws on dreams from the times of the Nazi regime, and especially in the dream material collected by Jean Cayrol during his experience as a prisoner in the concentration camp of Mauthausen. Fundamental tenets of Bachelard’s conception about the creative imagination and its anthropological-existential meaning are thus tested.

ISSN: 1981-5336

DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2020n14712mhb

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/6GmXrn6HyZrbvpndVHJNkVN/?lang=pt

Palavras-Chave: Bachelard; Jean Cayrol; imaginação simbólica; sonhos; regime de terror; experiência concentracionária.

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.