ROMANTIC POETRY AND THE ART SYSTEM

Kriterion, v. 63, n. 152 (2022) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Guilherme Foscolo

Resumo:

Este artigo é uma tentativa de conectar a emergência da observação de segunda ordem na filosofia crítica com a teoria da autonomia estética desenvolvida pelo primeiro romantismo alemão. Ao delinear a gênese de um sistema da arte autônomo a partir da recepção da filosofia crítica, minha intenção é mostrar como esses desenvolvimentos filosóficos aparentemente hermenêuticos se relacionam com o nascimento de um sistema de produção e reprodução de obras de arte, que – como argumentarei – são a própria materialização do código do sistema.

Abstract:

This paper is an attempt at connecting the emergence of second order observation in critical philosophy with the theory of aesthetic autonomy as developed by Early German Romanticism. In outlining the genesis of an autonomous art system from the reception of critical philosophy, my intention is to show how those apparently overly hermeneutical philosophical developments relate to the birth of a system of production and reproduction of artworks, which – as I will argue – are the very materialization of the system’s code.

ISSN: 1981-5336

DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2022n15206gf

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/vNQqjPZD6qTxBDHrz7T8jqz/?lang=en

Palavras-Chave: Kant; Schlegel; Novalis; Luhmann; Estética; Sistema

Kriterion: Revista de Filosofia

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