Leibniz's theory of bodies: monadic aggregates, phenomena, or both?

Kriterion, v. 42, n. 104 (2001) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Christina Schneider

Resumo:

A concepção leibniziana dos corpos parece ser uma teoria enigmática. Corpos são vistos como agregados de mônadas e como fenômenos bem fundados. Isso deu origem a controvérsias e a discussões intermináveis. Este artigo tenta resolver as aparentes inconsistências por meio de uma reconstrução nova e formalmente inspirada da teoria da Leibniz das mônadas e da percepção, por um lado, e uma (re)formulação mais precisa de seu conceito de harmonia pré-estabelecida, por outro lado. A harmonia pré-estabelecida é modelada basicamente como uma covariação entre o reino monádico e ideal.

Abstract:

Leibniz's conception of bodies seems to be a puzzling theory. Bodies are seen as aggregates of monads and as wellfounded phenomena. This has initiated controversy and unending discussions. The paper attempts to resolve the apparent inconsistencies by a new and formally spirited reconstruction of Leibniz's theory of monads and perception, on the one hand, and a (re-)formulation and precisation of his concept of preestablished harmony, on the other hand. Preestablished harmony is modelled basically as a covariation between the monadic and the ideal realm.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v42n104/2.pdf

Palavras-Chave: Leibniz,corpos,metafísica,mônada,harmonia pr

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.