Significatividade e verdade

Kriterion, v. 43, n. 105 (2002) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Celso R. Braida

Resumo:

O presente artigo enfoca a concepção semântica da noção de verdade e a interpreta como uma tese acerca da prioridade da significatividade em relação à verdade. A partir disso, argumenta-se que a concepção deflacionista da verdade é inadequada, com base na alegação de que a significatividade envolve relações inferenciais e referenciais e na alegação de que a predicação da verdade envolve a atribuição de existência.

Abstract:

This paper focuses the semantic conception of truth and takes it as a thesis about the priority of significance in relation to the truth. It's argued that the deflacionary conception of truth is inadequate, on the allegation that the significance envelops inferential and referential relations, and on the allegation that the predicament of truth involves the assignment of existence.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v43n105/v43n105a05.pdf

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.