Doute methodique et morale cartesienne

Kriterion, v. 43, n. 106 (2002) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Jean-Robert Armogathe

Resumo:

O artigo examina o estatuto da moral ao longo da obra de Descartes, da «moral por provisão» do Discurso à «moral como sabedoria» da carta-prefácio à edição francesa dos Princípios. A constituição da metafísica neste ínterim, com a separação entre a verdade e o bem, permite a Descartes tomar a «moral como sabedoria» como perfeita e definitiva não obstante a dúvida epistemológica que esta moral traz em seu âmago.

Abstract:

The article examines the place and nature of morals in Descartes's works, from the « provisional morals » of the Discourse to the conception of morals as wisdom in the letter-preface to the French edition of the Principles. Descartes's elaboration of his metaphysics, with the separation of the truth from the good, allows him to assume his later view of morals as wisdom as definitive and perfect despite the epistemic doubt intrinsic to this morals.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2002000200002

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v43n106/v43n106a02.pdf

Palavras-Chave: Descartes,moral,dúvida,modernidade

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.