Hume e Peirce acerca do ceticismo cartesiano

Kriterion, v. 44, n. 108 (2003) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Sara Albieri

Resumo:

Hume e Peirce criticam o ceticismo cartesiano baseados em concepções análogas de dúvida e crença enquanto constitutivas do processo de conhecimento. Este artigo visa apresentar a teoria do conhecimento desses autores, baseada na crença, enquanto alternativa ao fundacionismo racionalista de Descartes.

Abstract:

Hume and Peirce criticize Descartes' skepticism based on similar conceptions of doubt and belief as constituent parts of the cognitive process. This paper aims at throwing some light on their theory knowledge based on belief as an alternative to Descartes' rationalist foundationalism.

DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2003000200007

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v44n108/v44n108a06.pdf

Palavras-Chave: Hume, Peirce,Descastes,ceticismo

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.