AFINIDADES ELETIVAS E PENSAMENTO ECONÔMICO: 1870-1914

Kriterion, v. 46, n. 111 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: João Antônio de Paula

Resumo:

O artigo busca mostrar a aplicabilidade do conceito de “afinidades eletivas” para tratar das relações entre o pensamento econômico, a literatura e a filosofia. Em particular destaca-se o pensamento institucionalista, a escola histórica alemã e o pensamento neoclássico.

Abstract:

This article seeks to demonstrate that the concept of “elective affinities” can be applied to the relations between economic thought, literature, and philosophy. The institutionalist thought, the German historical school, and the neoclassical thought are particularly highlighted.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n111/v46n111a06.pdf

Palavras-Chave: Pensamento Econômico, Economia Política Cláss

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.