O TECIDO QUEBRADIÇO DAS ILUSÕES. NIETZSCHE SOBRE A ORIGEM DA ARTE E DA LINGUAGEM

Kriterion, v. 46, n. 111 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Mirko Wischke

Resumo:

Este artigo trata de duas questões suscitadas em “Tentativa de uma autocrítica”: como conceber um pessimista sorridente e alegre que esquece com uma risada todo “conforto metafísico” e como reconciliar sua posição ontológica — não há ser, mas devir — com sua concepção da tarefa da arte. O autor aborda a concepção nietzscheana da aparência (Schein) como uma estrutura epistemológica que coloca a ontologia e a filosofia da arte de Nietzsche no contexto de uma concepção de linguagem, levando-o a requerer dos filósofos que eles criem novos valores.

Abstract:

This article addresses two questions concerning Nietzsche‘s “Attempt at Self-Criticism”: how are we to conceive of a joyful pessimist, who forgets with a laugh all “metaphysical comfort-taking”? And how are we to reconcile his ontological position — according to which there is no being, but only becoming — with his conception of the task of art? The author regards Nietzsche´s conception of appearance (Schein) as an epistemological framework that places ontology and philosophy of art in the context of a conception of language leading Nietzsche to demand of philosophers that they create new values.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n111/v46n111a03.pdf

Palavras-Chave: Consolo Metafísico,Linguagem, Arte,Valores,Me

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