BENJAMIN’S CONCEPTION OF LANGUAGE AND ADORNO’S AESTHETIC THEORY

Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Rodrigo Duarte

Resumo:

De acordo com a teoria da linguagem do jovem Benjamin, a tarefa primordial da linguagem não é a comunicação de Conteúdos, mas expressar a si própria como uma “essência espiritual”, da qual também o gênero humano toma parte. Essa concepção, de acordo com a qual a linguagem seria um médium para a significação de algo fora dela leva necessariamente a uma diminuição de sua potência originária e é, portanto, chamada por Benjamin burguesa (bürgerlich). Os nomes da linguagem humana são resquícios de um estado arcaico, no qual as coisas ainda não eram mudas e tinham sua própria linguagem. Benjamin sugere também que todas as artes rememoram a linguagem originária das coisas, na medida em que fazem os objetos “falarem” em forma de sons, cores, formas etc. Essa relação entre arte como resquício da “linguagem das coisas” e a possível reconciliação do gênero humano consigo próprio e com a natureza foram desenvolvidas por Theodor Adorno em vários de seus escritos, especialmente na Teoria Estética, onde a obra de arte é concebida, em última análise, como permeada de “linguagem” no seu significado mais amplo, não no sentido “burguês”.

Abstract:

According to the theory of language of the young Benjamin, the primary task of language isn’t the communication of contents, but to express itself as a “spiritual essence” in which also men take part. That conception according to which language would be a medium to signification of something outside it leads to a necessary decrease of its original strength and is thus denominated by Benjamin bürgerlich. The names of human language are remainders of an archaic state, in which things weren’t yet mute and had their own language. Benjamin suggests also that all the arts remind the original language of things, as they make objects “speak” in form of sounds, colors, shapes etc. That relationship between arts as reminders of the “language of things” and the possible reconciliation of mankind with itself and with nature has been developed by Theodor Adorno in several of his writings, specially in the Aesthetic Theory, where the artwork is ultimately conceived as a construct pervaded by “language” in the widest meaning – not in the “bourgeois” sense.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a15.pdf

Palavras-Chave: Teoria Crítica da Sociedade,Escola de Frankfu

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