“OS TEMPOS FELIZES”: A PRESENÇA DE ELEMENTOS CLASSICISTAS NA ESTÉTICA LUKACSIANA

Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Carla Milani Damião

Resumo:

O presente artigo pretende investigar aspectos classicistas no pensamento de Lukács, ressaltando em sua teoria as idéias de epicidade, símbolo e alegoria como os principais termos de sua estética que mostram vínculos com teorias tradicionais.

Abstract:

This article aims to deal with some classicist aspects of Lukács’ thought, highlighting in his theory the ideas of epic, symbol and allegory as the main concepts of his Aesthetics related to the traditional theories.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a14.pdf

Palavras-Chave: Filosofia e Literatura,Epopéia,Romance,Símbol

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.