CASSIRER E SARTRE SOBRE O ESCLARECIMENTO

Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Vinicius de Figueiredo

Resumo:

O presente ensaio levanta alguns aspectos da estética no século XVIII. Partindo da apresentação de duas interpretações hoje clássicas sobre o assunto (a de Cassirer e a de Sartre), busca rever o pressuposto analítico comum a ambas, para, em seguida, apontar as conseqüências que a relação entre autor e público trazem para a compreensão de aspectos estilísticos que nos parecem centrais para a literatura do Esclarecimento.

Abstract:

This paper aims at throwing some light on the EighteenthCentury aesthetics. After examining two classical interpretations – Cassirer e Sartre´s – concerning this subject, I argue that both authors share a common analytical pressupposition. My main purpose is to show that without taking account of the the relationship between author and public, we cannot understand some essential characteristics of the literature in the Enlightenment.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a06.pdf

Palavras-Chave: Cassirer,Sartre,Iluminismo,Público,Autor,Enli

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.