NOTA SOBRE O CONCEITO DE BILDUNG (FORMAÇÃO CULTURAL)

Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Rosana Suarez

Resumo:

Apresento um breve estudo do conceito alemão de Bildung, com base no artigo “Bildung et Bildungsroman”, de Antoine Berman. O conceito é desenvolvido em cinco etapas: Bildung como trabalho, como viagem, como tradução, como viagem à Antigüidade e como prática filológica. Estas sugestões podem contribuir para a interpretação de obras de filosofia da arte e da cultura, por exemplo, passagens de Hegel, de Hölderlin, do romântico Friedrich Schlegel e de Nietzsche.

Abstract:

The following research is about the German concept of Bildung, based on the article “Bildung et Bildungsroman”, by Antoine Berman. The concept is developed in five stages: Bildung in the sense of work, of travel, of translation, of returning to the ancient history and in the sense of philological practice. This research can contribute for the interpretation of works of philosophy of the art and the culture, as, for example, the passages from Hegel, from Hölderlin, from the romantic Friedrich Schlegel and from Nietzsche.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a05.pdf

Palavras-Chave: Bildung,cultura,estética,classicismo,romanti

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.