PASCAL E A ORDEM DA CONCUPISCÊNCIA

Kriterion, v. 47, n. 114 (2006) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Maria Isabel Limongi

Resumo:

Pascal concebe a ordem civil como uma ordem da concupiscência, isto é, uma ordem que é produzida e regulada pela concupiscência. Trata-se aqui de mostrar a novidade dessa idéia relativamente à tradição do pensamento político e a Santo Agostinho, para em seguida apontar o que parece ser a sua condição de possibilidade, a saber, o modo como Pascal concebeu a vontade decaída e, mais propriamente, a concupiscência da carne, à qual se reporta a ordem civil.

Abstract:

Pascal conceives the civil order as an order of conscupiscence, that is, an order produced and regulated by concupiscence. We shall present the novelty of this idea vis-a-vis the tradition of political thought and St. Agustine, and point out what seems to be its condition of possibility, that is, the way Pascal conceived the fallen will and, more properly, the concupiscence of fl esh, to which refers the civil order.

Palavras-Chave: Pascal,Ordem da Concupiscência,Vontade,Pascal

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.