A AMIZADE COMO PAISAGEM CONCEITUAL E O AMIGO COMO PERSONAGEM CONCEITUAL, SEGUNDO DELEUZE E GUATTARI

Kriterion, v. 48, n. 115 (2007) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Hélio Rebello Cardoso Jr.

Resumo:

O presente artigo parte da proposição de uma “pedagogia do conceito” segundo Deleuze e Guattari. Com base na mesma, isola-se e explora-se a idéia de que todo pensamento exige, como sua condição interna, “traços relacionais”. Dos traços relacionais defi nidos pela pedagogia do conceito, enfatiza-se o “amigo” como personagem que caracteriza um dado pensamento. Procura-se, em seguida, defi nir, panoramicamente, o que seriam o amigo e a paisagem da amizade em fi losofi as como a de Platão, Nietzsche, Heidegger e Foucault.

Abstract:

This paper begins with the proposal of a “pedagogy of concept” according to Deleuze and Guattari. On this basis, I emphasize and explore the assertion that every thought demands relational traces” as their internal condition”. Among the relational traces defi ned by this pedagogy of concept, I selected “friend” as a character who distinguishes a given thought. I try, after that, to defi ne, generally what friend and the scene of friendship in Plato’s, Nietzsche’s, Heidegger’s and Foucault’s philosophies are.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v48n115/a0348115.pdf

Palavras-Chave: Deleuze,Guattari,Filosofi a,Conceito,Amizade,

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.