SCHMITT E O PROBLEMA DA DEMOCRACIA Nostalgia da transcendência ou a representação como questão para a democracia

Kriterion, v. 49, n. 118 (2008) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Cássio Corrêa Benjamin

Resumo:

O artigo analisa a questão da democracia em Carl Schmitt. Para tanto, retoma seu conceito de forma política que inclui identidade e representação. Após apresentar uma distinção fundamental para a noção de democracia, deriva algumas conseqüências do contraste com as idéias de Schmitt. A representação e a identidade como formas políticas constituiriam, então, uma impossibilidade para a democracia.

Abstract:

This article analyses the question of democracy in Schmitt’s work. For this purpose, it reviews his concept of political form which includes identity and representation. After presenting a fundamental distinction to the notion of democracy, some consequences are derived from contrast to Schmitt´s ideas. The representation and the identity as political form would constitute, consequently, an impossibility for democracy.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v49n118/08.pdf

Palavras-Chave: Democracia, autodeterminação,representação, i

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.