AS CRIAÇÕES DO GÊNIO – AMBIVALÊNCIAS DA “METAFÍSICA DA ARTE” NIETZSCHIANA

Kriterion, v. 50, n. 119 (2009) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Clademir Luís Araldi

Resumo:

As criações do gênio apolíneo-dionisíaco estão no centro das preocupações da metafísica de artista, e suscitam a questão acerca do vínculo de Nietzsche com a estética do Romantismo Alemão e de Schopenhauer. Investigamos neste artigo as ambivalências do pensamento nietzschiano no que tange ao confl ito entre a arte apolínea da ilusão e a sabedoria dionisíaca, entre o Uno-Primordial e a aparência.

Abstract:

The creations of the apollinian-dionysian genius are in the center of the concerns of the artist’s metaphysics and raise the question about the relationship of Nietzsche to the aesthetics of German Romanticism and Schopenhauer’s. In this article we investigate the ambivalences of the Nietzschean thinking regarding the confl ict between the apollinian art of illusion and the Dionysian wisdom, between the Primordial-One and the appearance.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v50n119/a0650119.pdf

Palavras-Chave: Arte,apolíneo,Dionisíaco,Gênio, Aparência,Art

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