LEIBNIZ ACERCA DE ALMAS, CORPOS, AGREGADOS E SUBSTÂNCIAS NA DISCUSSÃO COM FARDELLA (1690)

Kriterion, v. 51, n. 121 (2010) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Edgar Marques

Resumo:

Defendo neste artigo, contra a interpretação de Robert Adams, a tese de que, na discussão com Fardella (1690), Leibniz adota uma ontologia realista, segundo a qual seres vivos, e não almas, são substâncias.

Abstract:

In this article, I sustain, against Robert Adam’s interpretation, the thesis that Leibniz, in the discussion with Fardella (1690), adopts a realistic ontology, according to which live beings, instead of souls, are substances.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v51n121/01.pdf

Palavras-Chave: Leibniz,Mônadas,Substâncias,Formas substancia

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.