A «transgressão do universal»: o intelectual e o poder em Michel Foucault

Kriterion, v. 53, n.125 (2012) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: André Constantino Yazbek

Resumo:

A partir da correlação, postulada pelo pensamento de Michel Foucault, entre o exercício do poder e a manifestação da verdade, o presente artigo pretende retraçar as exigências políticas de sua filosofia, relacionandoas com a figura de um tipo intelectual que tem por função não mais a defesa da universalidade, mas sim sua transgressão política e teórica – quer dizer: “política” porque “teórica”.

Abstract:

From the correlation, postulated by the thought of Michel Foucault, between the exercise of the power and manifestation of the truth, this paper aims to retrace the political demands of his philosophy, linking them to the figure of an intellectual type who has no more basis for the defense of universality, but its political and theoretical transgression – it means: “political” because “theoretical”.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v53n125/12.pdf

Palavras-Chave: poder,verdade,transgressão do universal,ética

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.