Una vida sin examen no merece ser vivida por el hombre: variaciones “socráticas” en Epicteto

Kriterion, v. 53, n.125 (2012) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Marcelo D. Boeri

Resumo:

A presença socrática nas Dissertações de Epicteto é notória, ainda que não é do mesmo modo claro o que é que ele reconhece como propiamente “socrático” em seu própio pensamento ou qual ingredientes incorporou e desenvolveu no marco de sua teoria moral e de sua teoria da ação. O propósito deste ensaio é o de mostrar como, a partir de un motivo “socrático” (“uma vida sem exame não é vivível para o ser humano”; Platão, Apologia de Sócrates 38a5-6), Epicteto desenvolve alguns aspectos cruciais de sua ética e de sua teoria da ação, ao traduzir o dictum socrático como “fazer um uso correto das representações”, o único que garantiria evitar tanto o erro teórico como o prático. 

Abstract:

La presencia socrática en las Disertaciones de Epicteto es notoria, aunque no es del mismo modo claro qué es lo que reconoce como propiamente “socrático” de su propio pensamiento o qué ingredientes incorporó y desarrolló en el marco de su teoría moral y de su teoría de la acción. El propósito de este ensayo es mostrar cómo, a partir de un motivo “socrático” (“una vida sin examen no es vivible para el ser humano”; Platón, Apología de Sócrates 38a5-6), Epicteto desarrolla algunos aspectos cruciales de su ética y de su teoría de la acción, al traducir el dictum socrático como “hacer un uso correcto de las representaciones”, lo único que garantizaría evitar tanto el error teórico como el práctico.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v53n125/05.pdf

Palavras-Chave: Epicteto, Sócrates,ética,teoria da ação,Epict

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.