“NACH DER VOLLENDUNG”. WALTER BENJAMIN E HEINRICH RICKERT

Kriterion, v. 55, n. 130 (2014) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Patrícia Lavelle

Resumo:

O artigo examina a influência do neokantiano Heinrich Rickert sobre Walter Benjamin, que foi seu aluno em 1912-1913. Chamando a atenção para a relação intrínseca entre arte e teoria, indicada pela “Crítica da faculdade de julgar”, procura-se mostrar que os empréstimos operados por Benjamin não dizem respeito apenas aos elementos conceituais, mas também a certos motivos provenientes da “visão de mundo” da época. A partir dos materiais históricos e de conceitos que encontra em Rickert, Benjamin elabora construções metafóricas que associam o feminino à fantasia e à faculdade mimética. Nesta perspectiva, propomos uma interpretação da imagem de pensamento intitulada “Nach der Vollendung” (“Após a conclusão”), na qual a problemática erótica que aparece na filosofia dos valores de Rickert tornase uma metáfora da criação artística.

Abstract:

This paper shows Heinrich Rickert’s influence on Walter Benjamin, who attended his lectures in 1912-1913. The intrinsic relation between art and theory, suggested by Kant’s “Critique of the Judgement”, gives us the theoretical ground to understand that Benjamin uses not only conceptual elements from Rickert’s thought, but also themes from the “vision of the world” that conditioned it. With those historical materials found in Rickert’s philosophy values, he constructs metaphors associating feminine images to fantasy and mimetic power. We propose an interpretation of his Denkbild “Nach der Vollendung”. In this text, Rickert’s erotic problematic became an image for artistic creation.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n130/12.pdf

Palavras-Chave: Teoria da arte,metáfora,imaginação,semelhança

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