A FILOSOFIA E SEU ENSINO: REFLEXÕES A PARTIR DA PERSPECTIVA MERLEAU-PONTYANA SOBRE FILOSOFIA E HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Kriterion, v. 55, n. 130 (2014) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Patrícia Del Nero Velasco, Rafael Cavalcanti Braga

Resumo:

À pergunta “O estudo de história da filosofia é de algum interesse para a própria filosofia?”, diferentes são as respostas. Tomando-se como referência a defesa merleau-pontyana de uma intrínseca relação entre filosofia e história da filosofia e, particularmente, as ideias de Merleau-Ponty contidas no excerto “A Filosofia e o ‘Fora’”, o presente artigo procurará subsidiar a tese de um ensino filosófico da filosofia. Objetiva, pois, encontrar argumentos subjacentes à tese de uma história filosófica da filosofia para fundamentar as relações entre a filosofia e seu ensino.

Abstract:

There are different answers to the following question: “Is there any interest, to philosophy itself, on the study of history of philosophy? Considering Merleau-Ponty’s argument of an intrinsic relationship between philosophy and history of philosophy, and, particularly his ideas contained in the excerpt “Philosophy and the Outside”, this article will support the thesis of a philosophical teaching of philosophy. It aims, therefore, to find arguments underlying the thesis of a philosophical history of philosophy to substantiate the relationship between philosophy and its teaching.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v55n130/11.pdf

Palavras-Chave: Filosofia,história da filosofia,ensino da fil

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