A INTERAÇÃO ENTRE A FORMA E A MATÉRIA EM TOMÁS DE AQUINO E AS INTERAÇÕES DO SISTEMA CARTESIANO

Kriterion, v. 56, n. 131 (2015) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Márcio Augusto Damin Custódio

Resumo:

Este artigo explora a relação que Descartes estabelece com as noções de forma e de matéria do aristotelismo escolástico ao tratar da interação entre as substâncias nas correspondências com Elisabeth, Gassendi e Arnauld. Partindo do exemplo do peso utilizado por Descartes em diversas cartas, traça-se uma relação de identidade entre a noção de forma em Tomás de Aquino e de pensamento em Descartes, assim como se traça a crítica à noção de forma, entendida como qualidade oculta, para os corpos inanimados. Por fim, explora-se a interpretação ocasionalista do sistema cartesiano e a relevância dos movimentos celestes para a explicação dos movimentos naturais em Tomás de Aquino.

Abstract:

This paper deals with the relation that Descartes points between his system and concepts of matter and form from Aristotelian scholasticism. The resemblance arises when Descartes treats interaction among substances in correspondences with Elisabeth, Gassendi and Arnauld. Beginning with the example of the scholastic concept of weight, used many times by Descartes, this article traces an identity between concepts of form in Thomas Aquinas and of thought in Descartes, as well as traces his criticism on the concept of form, understood as hidden qualities, to inanimate bodies. Finally, this paper investigates Cartesian occasionalism as well as the importance of celestial movements for a better comprehension of nature in Thomas Aquinas.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v56n131/0100-512X-kr-56-131-0173.pdf

Palavras-Chave: Cartesianismo,hilemorfismo,mecanicismo,causal

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.