ARTE E CIDADE. CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE ARTE E VALOR NA SOCIEDADE DE CLASSES

Kriterion, v. 56, n. 132 (2015) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Ronaldo Rosas Reis

Resumo:

O tema do artigo é a relação arte e cidade, mediante o qual busca-se estudar a conformação do valor da arte numa sociedade de classes. Sua estrutura parte de um recorte da pesquisa em curso no âmbito do estágio sênior na Faculdade de Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires entre 2013 e 2014. O texto se desenvolve em tópicos de temáticas complementares onde são analisadas as categorias estatuto social da cidade, a mercadoria arte, a alienação e a banalização da criatividade com as dimensões econômico-política, estético-ideológica e moral-educativa da arte que se encontram engendradas historicamente na totalidade das relações sociais de produção configuradas na cidade.

Abstract:

The theme of this paper is the relationship between art and city, through which we seek to study the conformation of the value of art in a society of classes. Its structure is a piece of a research in progress under the senior stage in the College of Philosophy and Letters of the University of Buenos Aires between 2013 and 2014. The text develops into topics where additional subjects are analysed categories of city bylaws, merchandise art, alienation and the banalization of creativity with the aesthetic-ideological, economic-political and moral educational dimensions of art that are historically engendered in the totality of social relations of production set in the city.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v56n132/0100-512X-kr-56-132-0317.pdf

Palavras-Chave: Arte,Cidade, Estética, Ideologia,Educação,Art

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.