A SKETCH ON NĀGĀRJUNA’S PERSPECTIVES ON “RELATION”

Kriterion, v. 57, n. 133 (2016) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Krishna Del Toso

Resumo:

O objetivo deste artigo é proporcionar um esboço da maneira na qual N?g?rjuna aborda a ideia de ‘relação’. O conceito de ‘relação’ que encontramos nas fontes p?li é aqui sistematizado teoricamente conforme três padrões: 1. (onto)lógico, 2. existencial estritamente subordinativo, 3. existencial não estritamente subordinativo. Após ter discutido a recepção e o tratamento nagarjunianos desses três padrões, este estudo dedica atenção especial à relação existencial não estritamente subordinativa. Esse tipo de relação visa descrever a maneira na qual os fatores da cooriginação condicionada estão ligados entre eles, e é tipificada por N?g?rjuna pelo exemplo da ligação pai-filho. Para explicar a doutrina da cooriginação condicionada à luz do exemplo pai-filho, um modo possível aqui sugerido é por meio do recurso à teoria do ‘Cambridge change’. Embora no cânone p?li se diga que o modelo de relação existencial não estritamente subordinativa se aplique a todos os outros fatores da cooriginação condicionada, não há nenhuma evidência direta de que ele concerna também à ligação avidy?sa?sk?ras. Será mostrado como N?g?rjuna, ao aplicar esse modelo à ligação avidy?-sa?sk?ras, pareça introduzir uma nova perspectiva na teoria da cooriginação condicionada.

Abstract:

The aim of this paper is to provide a sketch on the way N?g?rjuna deals with the idea of ‘relation’. The concept of ‘relation’ as expressed in the P?li sources is here theoretically systematized according to three patterns: 1. (onto)logical, 2. strictly subordinative existential, 3. non-strictly subordinative existential. After having discussed N?g?rjuna’s acceptance and treatment of these three patterns, particular attention is paid to the non-strictly subordinative existential relation. This kind of relation is meant to describe the way the factors of the conditioned co-origination are linked to each other and is exemplified by N?g?rjuna by means of the fatherson bond. A possible way to explain the conditioned co-origination doctrine in the light of the father-son example is here suggested by having resource to the ‘Cambridge change’ theory. Even if in the P?li Canon the non-strictly subordinative existential pattern is said to apply to all the other factors of the conditioned co-origination, there is no direct evidence that it concerns also the avidy?-sa?sk?ras link. It will be shown how N?g?rjuna, by applying it to the avidy?-sa?sk?ras link, seems to introduce a new perspective in the conditioned co-origination theory.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v57n133/0100-512X-kr-57-133-0153.pdf

Palavras-Chave: Nāgārjuna,Cânone pāli,Relação, pratītyasamutp

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