O CONCEITO DE GÉNIO NAS LIÇÕES DE ANTROPOLOGIA DE KANT

Kriterion, v. 57, n. 135 (2016) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Fernando M. F. Silva

Resumo:

Seguindo a elevação de outros dons naturais do espírito humano a categorias ou princípios estéticos, o que ocorreria gradualmente durante o século XVIII, o génio e as suas várias problemáticas tornam-se uma das mais prementes questões na agenda filosófica da época. Entre outros, a questão assume particular relevância na filosofia de Immanuel Kant, e isso não apenas na sua obra publicada, mas também na sua actividade como Professor. O presente texto propõe-se abordar a questão do génio nas lições de antropologia do filósofo (1772-1796), e, tomando isto como ensejo, cumprir dois objectivos centrais: em primeiro lugar, traçar uma brevíssima história do conceito desde o século XVII até Kant, a fim de perceber que emprego desta faria o filósofo, e como ele próprio se associa ou dissocia desta. Segundo, compreender o modo como, dada a sua percepção histórica do termo, a teoria do génio em Kant trilha um curso singular, distinto em relação ao dos seus contemporâneos, e que faz com que o génio ostente uma posição central no seio da sua própria teoria; pois, na visão de Kant, o génio não só desempenha um importante papel como mediador das faculdades do ânimo humano, como é ainda peça indispensável na boa proporção entre estes e na insuspeitada produção de conhecimento por isto gerada.

Abstract:

Following the ascension of other natural gifts of the human spirit to the condition of categories or aesthetic principles, which would occur gradually during the 18th century, the topic of genius and its various issues becomes one of the most important questions in the philosophical agenda of the time. Among others, the question assumes particular relevance in Immanuel Kant’s philosophy, not only in his published work, but also in his activity as a professor. The following text intends to approach the question of genius in the philosopher’s Lectures on Anthropology (1772-1796), and taking the latter into account, to fulfil two central objectives: first, to etch a brief history of the concept from the 17th century until Kant, so as to realize what use Kant would make of this evolution, and how he himself associates or dissociates from it. Secondly, we intend to understand how Kant’s theory of genius describes its own singular course, different from the ones of his contemporaries, and renders the genius a central piece within his own theory; for, in Kant’s view, the genius not only plays an important role as mediator of the faculties of the spirit, but it is also an indispensable factor in the proportion between the latter, and in the unsuspected production of knowledge thus generated. 

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v57n135/0100-512X-kr-57-135-0677.pdf

Palavras-Chave: Kant, génio, ingenium,proporção,Poesia,Kant,

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