O FIM DA ESTÉTICA E A NOVA CRÍTICA DE ARTE EM BENJAMIN

Kriterion, v. 59, n. 139 (2018) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Ulisses Vaccari

Resumo:

O artigo pretende mostrar como o esforço de Benjamin no sentido de fundar uma nova crítica de arte remonta ao mesmo tempo ao primeiro Romantismo de Iena e à Filosofia de Hegel. Enquanto Hegel proclama o fim da estética e da obra de arte tradicional, os românticos, na figura de F. Schlegel e Novalis, apontam para a continuação de um discurso filosófico da arte que prescinde dos pressupostos tradicionais, utilizando-se de conceitos tais como crítica imanente e médium-de-reflexão. A partir disso, o artigo procura mostrar como essa dupla herança permanece ao longo das principais obras de Benjamin, com destaque para o “Drama trágico alemão” e a obra das “Passagens”, em cujo centro se situa o conceito de montagem. Por fim, recorrendo à influência marxista, o texto esboça algumas consequências políticas dessa crítica de arte que, desenvolvida desde a juventude, permanece nos textos de maturidade.

Abstract:

The article aims to show how Benjamin’s effort to found a new art criticism goes back to the first romanticism of Iena and to Hegel’s philosophy. While Hegel proclaims the end of aesthetics and of the traditional work of art, the romantics, in the figure of F. Schlegel and Novalis, point to the continuation of a philosophical art discourse that ignores the traditional presuppositions, using concepts such as immanent criticism and medium-ofreflection. Based on that, this article seeks to show how this double heritage remains throughout the main works of Benjamin, especially the “German Tragic Drama” and the work of the “Passages”, at the center of which is the concept of montage. Finally, resorting to Marxist influence, the text outlines some political consequences of this art criticism that, developed from youth, remains in the texts of maturity.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v59n139/0100-512X-kr-59-139-0287.pdf

Palavras-Chave: Fim da arte,Crítica da arte,imanência,reflexã

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